Sabia que a iluminação é capaz de nos transmitir sensações? Por isso, é muito importante escolher o tipo de iluminação certa para os ambientes.
Nessa matéria, vamos te ajudar a entender melhor cada tipo de iluminação e o ambiente em que ela é mais adequada.
A temperatura da lâmpada vai ser a chave para transmitir a sensação certa para os ambientes.
Entre 2600 K e 3500 K luz quente, mais amarelada.
Entre 4000 K e 5500 K luz neutra, mais puxada para o branco.
A partir de 6000 K luz fria, tons mais azulados.
Luz quente: Transmitem a mensagem de aconchego, conforto. Podem ser melhor aproveitadas em ambientes como quartos, por transmitir a sensação de relaxamento, e em salas de estar ou jantar, por ser uma iluminação parecida com a luz da vela, o que traz uma sensação mais intimista.
Luz neutra: Muito utilizada em banheiros, cozinhas e vitrines, a luz branca traz um aspecto “mais limpo” para o ambiente. Além de destacar, não mudam a coloração do lugar.
Luz fria: Em lugares onde se necessita de uma melhor concentração, aplicar a luz fria é o ideal. Mais puxada para o azul, esse tipo de iluminação, traz foco e intensidade. Então será melhor aproveitada em ambientes como escritórios, farmácias e hospitais.
Agora que entendemos melhor sobre a temperatura da luz, vamos te apresentar os 5 principais tipos de iluminação.
Iluminação direta: Usada em ambientes como cozinha, lavanderia e banheiro, servem para destacar um objeto. Aposte nos trilhos de spot, eles são ótimos para direcionar e focar.
Iluminação indireta: Para criar um ar mais intimista e convidativo para seu quarto ou sala, esse tipo de iluminação é perfeito. Aposte em pendentes, cúpulas ou arandelas.
Iluminação difusa: Trazendo equilíbrio e intensidade para o ambiente, a luz difusa centraliza a iluminação e distribui a luz por completo para o ambiente evitando contrastes e sombras. Aposte em lâmpadas fortes e plafons.
Iluminação de destaque: Muito utilizada para destacar a decoração, ela dá foco ao objeto. Então é ideal para realçar aquele seu quadro favorito ou cristaleira. Aposte em spots ou fita de led.
Iluminação de orientação: Serve para guiar o caminho. Pode ser utilizada em escadas, áreas externas como, jardins e piscinas. Aposte em spots embutidos e balizadores.
Esperamos que essas dicas tenham sido úteis! Agora não tem como errar no seu projeto luminotécnico!
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail