Blog da Leardi

Locatário, o que você precisa saber antes de alugar um imóvel

  • 06/08/2020

Se você está pensando em alugar um imóvel, é importante saber algumas coisas antes de assinar o contrato.

Veja a seguir os principais pontos de uma locação e as dicas da Paulo Roberto Leardi para você ter uma partir para a escolha do imóvel e ter uma negociação segura e tranquila!


Contrato e documentos

Para alugar um imóvel com segurança é preciso ler com muita atenção todos os pontos do contrato. Toda negociação deve ser documentada, assinada e validada em cartório.

Em frente a qualquer dúvida, converse com o seu advogado antes de assinar o contrato.

O contrato de locação deve conter: dados pessoais dos envolvidos, os valores devidos, o tempo de vigência, penalidades em caso de inadimplência e responsabilidades de ambas as partes.

Veja aqui detalhadamente os principais pontos de um contrato de locação.


Entre os documentos necessário, o locatário deve ter em mãos: RG, CPF, comprovante de renda e um comprovante de residência atual.


Regimento Interno do Condomínio

Para se morar em um condomínio é preciso entender que existem regras que precisam ser seguidas para manter a boa convivência.

Existem três documentos que regularizam as normas dos condomínios. O primeiro é o Código Civil, o qual possui a chamada “Lei de condomínio” composta por 27 artigos que abordam os direitos e deveres dos condôminos.

Esta legislação é válida em todo o território nacional e tem um grau de importância maior que as outras normas condominiais.

Os dois outros documentos são: a Convenção de condomínio e o Regimento Interno. Enquanto a Convenção foca na administração dos prédios, o Regimento apresenta normas para o dia a dia e o relacionamento entre moradores.

Conheça mais sobre as normas e regulamentos de um condomínio.



Vistoria de entrada e de entrega

A vistoria é um importante processo na locação de um imóvel. Uma inspeção deve ser feita antes e depois do fim do contrato para atestar a conservação do local.

O laudo da vistoria deve descrever aos mínimos detalhes possíveis o estado em que se encontra o imóvel e a mobília, caso tenha. Quanto mais informação, maior será o seu respaldo se algo acontecer a propriedade ou o proprietário queira cobrar valores abusivos.

O documento produzido durante uma inspeção deve ser incluído no contrato. Antes de assinar o contrato, atente-se a descrição e confira as informações.

Veja todos os detalhes que devem ser observados durante uma vistoria de imóveis.



Deveres e direitos do inquilino

É dever do locatário pagar o aluguel no prazo e da forma estipulada em contrato. No caso de apartamento ou condomínio, também fica a cargo do inquilino pagar as despesas específicas, como luz, água e a taxa condominial.

O mesmo não deve modificar o imóvel sem o consentimento prévio do proprietário. Ao devolver a propriedade ao fim do tempo de locação é dever do locatário entregar o imóvel no estado em que o recebeu.

Já os direitos do inquilino envolvem receber o imóvel em perfeitas condições e ter a preferência de compra do imóvel.

Se o inquilino perceber qualquer problema após a locação, deverá comunicar o proprietário e solicitar o conserto, por escrito.

Também é direito dele fazer a devolução do imóvel a qualquer momento, desde que avise previamente. Estes termos devem ser estipulados em contrato.



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail