Blog da Leardi

FGTS: Como usar na compra de imóveis

  • 16/12/2022

Quer realizar o sonho de comprar a casa própria? Saiba que você pode usar o valor do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para contribuir com o valor do seu financiamento.

É importante ressaltar que, existem algumas regras básicas e pré-requisitos, sobre o uso do FGTS na compra de um imóvel que você precisa se atentar.


Como usar o FGTS:

Dentro do financiamento imobiliário há três principais formas de utilização do FGTS: na entrada, como amortização do valor da dívida e também para reduzir o valor das parcelas.


Usando o FGTS como entrada:

Essa é a forma mais recorrente do uso do FGTS. É muito comum pedirem no mínimo 20% do valor do imóvel na entrada, e o restante é financiado. Então, se você tem os pré-requisitos, utilize o FGTS como forma de pagamento da entrada do imóvel.


Amortização no valor da dívida:

Essa estratégia consiste em diminuir a dívida total da compra. A vantagem dessa opção é a redução do pagamento de juros, uma vez que, essas taxas são calculadas pela instituição financeira sobre o valor total financiado.

Assim, quando você adianta uma parte do financiamento e amortiza do total do saldo devedor, por consequência o peso dos juros mensais no seu bolso diminui, além de você diminuir o tempo de financiamento também.


Redução do valor das parcelas:

Aqui a redução do valor das parcelas funciona com a utilização de uma quantia do valor do FGTS mês a mês para abatimento de parte da parcela do financiamento.

Não havendo redução dos juros pois a dívida continua igual, ao invés disso, há um "alívio” no valor que você vai pagar na parcela mensal.


Quem pode usar o FGTS?

Pode usar o valor do FGTS para compra de imóveis, quem trabalhou por um período mínimo de três anos com carteira assinada, somando-se os períodos trabalhados, consecutivos ou não, na mesma ou em empresas diferentes. E mesmo que tenha ficado alguns meses ou anos sem trabalhar, poderá ter acesso pelo tempo de contribuição somado. 

Lembrando também, que o comprador não pode ter outro financiamento em aberto no Brasil, não pode ser proprietário de outro imóvel e deve ser o dono legítimo do imóvel que será financiado.


Quais os pré-requisitos?

Comprador:

  • Ser brasileiro ou naturalizado;
  • Possuir mínimo de 3 anos de carteira assinada;
  • Ter renda mensal suficiente para que as parcelas do imóvel caibam no teto de 30% do salário comprometido com o financiamento.

Imóvel:

  • O imóvel precisa passar por uma vistoria de um agente da Caixa Econômica Federal para atestar a finalidade de uso do imóvel e as condições de habitabilidade;
  • A propriedade deve estar situada em uma área urbana;
  • Imóvel com valor máximo de R$1,5 milhão;
  • Não ter sido negociado utilizando o FGTS nos últimos 3 anos;
  • Deve estar matriculado no Registro de Imóveis;
  • O imóvel deve estar nas mesmas condições constatadas na matrícula.


Quais imóveis podem ser comprados?

O saldo do FGTS só pode ser sacado para a compra de um imóvel de caráter residencial, casas e apartamentos prontos para morar ou ainda em construção.


Gostou da matéria? Nos conte lá no Instagram! @paulorobertoleardi 




Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail